terça-feira, 5 de março de 2013

O nabo gigante é apenas um "porém" dessa história

Olá,

Hoje trago um comentário sobre o livro O nabo gigante que a Sofia ganhou de sua querida tia Adriana no último Natal. Trata-se de um clássico da literatura infantil de autoria de Alexis Tolstoi e com ilustrações de Niamh Sharkey.

Como apresentei no título da postagem, o nabo gigante é o pretexto do texto, que é muito mais rico do que o título nos faz pensar. A história se desenvolve em volta de dois velhinhos que precisam arrancar um nabo gigante, mas para isso contarão com o apoio de vários personagens, e termina com um final surpreendente.


Sofia adorou o livro logo na primeira vez! Especialmente os momentos em que o texto proporciona a repetição de algumas sequências - inclusive na ordem inversa. Creio que isso a desafiou! Na segunda leitura, que foi com o pai dela, ele se surpreendeu com o que ela recordava da história. Claro que, em geral, crianças nessa idade têm mesmo uma memória muito boa (se tiverem tido vivências que as levem a isso), mas as lembranças foram mais fortes devido à estrutura do texto.

Assim, trata-se de um texto riquíssimo: cheio de repetições, trabalha com ordenação, numeração, contagem,  características dos personagens, memória... Enfim, um texto que possibilita, além do prazer da leitura e do desenvolvimento do senso estético e literário, a aprendizagem de vários conceitos importantes para as crianças.

Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário